Quem não gosta de fazer de compras? Mas é essencial tomar cuidado em relação ao dinheiro. Muitas vezes as pessoas exageram e gastam muito mais do que podem, o que pode ocasionar um grande problema no orçamento. Existe uma forma de não deixar isso acontecer. Na realidade, são quatro perguntas que podem ajudar a se comportar melhor durantes as compras, seja no supermercado ou no shopping.
Vamos pensar que você quer comprar um novo vestido. Neste caso, vamos fazer a primeira pergunta: Realmente precisa do vestido ou está agindo por impulso? Você precisa pensar no seu guarda-roupa, se os seus outros vestidos e outras roupas não estão novas ou em bom estado. Você pode pensar até na distribuição do seu guarda-roupa: Como está o espaço? Você não tem roupa demais? Estas perguntas que estão inclusas dentro da pergunta principal são essenciais para definir se não está jogando dinheiro fora na hora da compra.
Se você já decidiu o que comprar, já pode começar a pesquisar valores em várias lojas. A pesquisa de preço é para encontrar alternativas mais baratas, até mesmo encontrar um produto similar e que atenda as suas necessidades. O Google, Zoom e Buscapé são ótimas ferramentas de pesquisas e ajudam a você na hora de comparar os preços e até mesmo conseguir aquele desconto que todos gostam.
Pesquisar por algumas vantagens no pagamento das suas compras é uma excelente dica. É essencial pedir um desconto em pagamento à vista, por exemplo. Agora, se você decidir parcelar as suas compras é muito importante pensar e repensar para não cair em nenhuma armadilha. Nem sempre os juros compensam e você acaba pagando bem mais. Além disso, ficará pagando pela comprar por vários meses.
Uma pergunta que também pode ser feita quando se trata de compras parceladas é: Como você quer poupar dinheiro, se mensalmente ainda paga por compras que fez em outros meses?
Essa é a melhor pergunta. Caso não tenha dinheiro para realizar o pagamento à vista, é muito válido esperar um pouco e guardar dinheiro para a compra antes de parcelar em várias vezes. Quando você economiza para comprar alguma coisa, saiba que os juros trabalham a seu favor, ou seja, vai precisar de bem menos tempo para ter o dinheiro necessário e vai gastar bem menos, isso acontece devido ao rendimento dos juros da sua poupança ou tesouro direto.
Quando você faz ao contrário, ou seja, parcela ou mexe no seu cheque especial para comprar o tal vestidinho, os juros começam a trabalhar contra você. Então, você prefere levar vantagem sobre os juros ou ao contrário? Lembrando que quando você compra parcelado o valor da dívida pode ficar bem mais alta.
Essas perguntas valem para todo o tipo de compra. Estes são princípios básicos que precisa carregar até mesmo na hora de comprar um batom ou aquele biscoitinho no supermercado. Lembre-se que você precisa poupar e que não pode desperdiçar dinheiro.
Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo…
Visão orientada para o cliente, é visão de sucesso. Na hora de decidir qual ramo…
Se o seu planejamento hoje é criar um negócio próprio ou empreender em algo novo,…
Planejamento é essencial Para fazer o planejamento é essencial que você já saiba do seu…
O planejamento Qualquer projeto precisa ter um planejamento a frente. Muitas das vezes, uma caneta…
É fundamental definir papéis O normal é que todos os casais dividam as tarefas domésticas…