Home Negócios Empresas Importância da visão para sua empresa.

Importância da visão para sua empresa.

0
100

Visão orientada para o cliente, é visão de sucesso.

Na hora de decidir qual ramo de negócio investir, muitas pesquisas e opiniões, sejam de especialistas ou de palpiteiros, são analisadas com todo cuidado, e não é pra menos! Quantas empresas decaíram porque escolheram investir no ramo errado? Essa decisão de fato deve ser tomada com muito cuidado e prudência.

Porém, algo que vai além da escolha do ramo de atuação vem dificultando e pondo em risco a atividades de muitas empresas: A falta de visão na hora de orientar a produção do produto ou serviço ofertado. Muitas empresas Se instalam acreditando servir a um púbico específico quando na verdade está servindo a outro e não se dá conta disso. Explico: O mercado, de modo geral, é muito volátil e tem lá suas nuances de tempos em tempos. Quando você direciona a sua empresa para um ramo que sofre com tais mudanças se arriscando a falir um dia, erra justamente na orientação de sua empresa pra aquele ramo quando deveria sutilmente dar mais atenção ao mercado e as pessoas ao invés da produção mudando a visão para outro mercado que tenha mais solidez e consuma seu produto e sinta-se satisfeito com ele.

Isso acontece normalmente e historicamente quando há atenção em excesso para o produto e menos para o cliente. Muitas empresas destinam grande parte dos seus investimentos ao processo de produção em massa, buscando diminuir os custos, aumentar as vendas contando apenas com a existência de clientes no mercado como todo. Não se importam em mudar sua visão para os clientes reais do seu negócio e o que eles desejam e esperam e, ao deparar se com uma concorrência preparada ficam sem entender por que perderam seus clientes.

No clássico artigo de Theodore Levitt “Miopia de Marketing” ele aponta algumas grandes empresas que erraram na definição do seu ramo de atuação e tiveram grandes perdas como o centro das grandes produções cinematográficas  mais famoso do mundo, Hollywood. Por não definir corretamente seu ramo de negócio, julgava estar no setor cinematográfico quando na verdade era o de entretenimento. Com o advento dos programas de televisão perdeu muito do seu público por não saberem produzir entretenimento para além do cinema. Programas de auditório, jornalísticos e tantas outras formas de entreter as pessoas ganharam espaço no mercado. Se Hollywood tivesse entendido seu público ao invés de voltar-se apenas para o produto (filmes) não teriam passado por tantas dificuldades financeiras.

As ações de marketing servem para identificar os anseios do mercado e preparar as empresas para atendê-los. Assim a produção acontece por ultimo, orientada para o cliente e não para o produto levando as empresas para mais próximo do seu público e tendo clareza sobre a visão e atendimento do ramo certo.

Se você planeja abrir seu próprio negócio, lembre-se  de definir a visão da sua empresa orientando-a para a direção certa: o Cliente. Através das ações de marketing irá descobrir que a essência de todo produto está o seu público.