Conheça algumas lições que você pode aprender com Roberto Justus em O Aprendiz

Recomendados

O planejamento

Qualquer projeto precisa ter um planejamento a frente. Muitas das vezes, uma caneta e uma folha de papel já ajudam para colocar os pensamentos em ordem, definir objetivos e indicar qualquer dificuldade.

Quando o trabalho é coletivo, o plano de ação tem como objetivo colocar em ordem toda a demanda que precisa ser realizada. É o momento de reunir todo o grupo para iniciar o planejamento, ou seja, hora de discutir ideias e possibilidades.

Ser líder é ser firme

Se você quer ser um líder de verdade precisa aprender a lidar com todos os imprevistos, manter a calma e trabalhar com muita energia. O Aprendiz oferece diversos conselhos para empreendedores e a cada prova os grupos escolhem um líder. Em um dos programas mais antigos, um ensinamento ficou fixado na cabeça de muitos empreendedores: o líder precisa apontar falhas de forma firme, mas não pode criar pânico no grupo.

Saber vender e negociar é fundamental

É possível perceber que, em todas as tarefas do programa, chega certo momento que é necessário comercializar algum serviço ou produto. Em todas as edições os participantes precisaram se vender para destacar todas as suas qualidades, principalmente na sala de reunião.

Conseguir desenvolver o poder da negociação

A negociação precisa fazer parte da realidade de todos que almejam o sucesso. Uma das características de um bom negociador é saber fazer as perguntas corretas e extrair todas as informações necessárias. Em toda sala de reunião, Roberto Justus incentivava os participantes a realizarem perguntas uns aos outros. Quando a pergunta era bem feita recebiam elogios do apresentador.

Precisa reconhecer que errou

Todas as pessoas precisam reconhecer os seus próprios erros, principalmente quando se fala de um negócio. Em uma das edições do programa, um dos participantes tentou vender bebida alcoólica para um menor de idade de todos os jeitos, chegou a apresentar soluções para isso. Todos sabem que é proibida a venda de bebidas alcoólicas para pessoas abaixo de 18 anos. Na sala de reunião o participante foi questionado e ele não assumiu o que fez, então, ele foi confrontado com os áudios e imagens da gravação. O que será que aconteceu? Ele foi demitido sem dúvida nenhuma.

Ser um pouco rebelde até que pode ser bom

É bem possível chegar a final do programa sem ter sido líder ou se destacado em nenhuma das provas. Esse parece ser um motivo para demissão, não é verdade? Sim, esse tipo de atitude pode tirar o participante da reta diversas vezes, mas nem sempre isso é o caminho da vitória.

Em uma das edições um dos participantes que chegou a final do programa tinha passado justamente por isso. Porém, foi questionado pelo apresentador sobre essa passividade e omissão. O que aconteceu? Não ganhou o programa.

É fundamental ter atitude e questionar quando achar necessário. Muitas pessoas despreparadas acabam afundando o negócio por omitir demais e não levantar questionamento nunca.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados