Descobrindo e conhecendo melhor o seu público.

Recomendados

Se o seu planejamento hoje é criar um negócio próprio ou empreender em algo novo, deve estar atento àquilo que é a base de todo bom negócio. Os clientes. Defina antes de tudo qual será seu público alvo, para quem será destinado todo o seu esforço ao desenvolver seu produto ou serviço. É natural que neste momento você se preocupe com o nome da empresa, logomarca, ponto comercial, matéria prima para a produção, maquinário, quadro de funcionários e todo o trâmite jurídico envolvido, porém, se não voltar a sua atenção primeiramente para o seu público, tudo isso pode ser em vão.

Definir o público alvo da sua produção é, antes de tudo, irrigar as raízes do seu negócio. A partir daí então é que será definida a forma de produção e política da empresa tendo o cliente sempre como o norte do seu negócio.

É ele quem dita as regras e direciona todas as ações administrativas e de marketing em sua organização. Portanto, Conhecer seu cliente é pensar no futuro de sua empresa.
Para definir seu público são necessárias algumas ações de marketing. Entre elas as pesquisas de mercado, de intenção e de satisfação lhe dará uma boa noção de como é o perfil do seu público e poderá então traçar estratégias para melhor se comunicar e interagir intimamente com esses clientes.

Peter Drucker diz que “O papel do marketing é compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só.“ Imagina ser tão intimo do seu cliente a ponto da venda ser supérflua, produzir entendendo como o mercado funciona e seguindo o seu ritmo.

Todo mercado tem seu segmento próprio, aliás, a melhor forma de se iniciar um negócio é segmentando-o, bem como o seu público buscando encontrar no meio de tantos o mercado ideal para você. A comunicação deve ser direcionada para este público e se aperfeiçoando até conseguir educar e converter seus clientes como a persona ideal.

Seu persona, na verdade é um cliente fictício que você estabelece como o ideal para sua organização. Trace um perfil de cliente que seja o mais rentável pra sua empresa, o cliente dos sonhos, aquele que compra com frequência, paga em dias e é sempre bom atende-lo. Depois faça uma estratégia de comunicação para educar seus prospects a se tornarem o mais próximo possível deste cliente ideal.

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios faram sua publicidade” já dizia o pai do marketing Philip Kotler ao demonstrar a importância do relacionamento da empresa com seus clientes.

Então seu plano de ação será basicamente definir onde está seu público, depois entender seu perfil observando tudo sobre eles e aprendendo a falar sua língua. Depois fará deste público seu cliente ideal que melhor se identifique com sua organização. E Então os encantará  ao ponto de fidelizá-los e torna-los grandes defensores de sua marca. Para tanto o seu produto terá que ser realmente bom se encaixando perfeitamente às necessidades dos clientes. Isso atrelado a uma boa administração de marketing terá então um negócio de sucesso.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados