Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Recomendados

Endomarketing

Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar vários ambientes e processos diferentes a fim de melhorar o desenvolvimento das empresas no mercado e o acesso das pessoas aos produtos e serviços oferecidos por estas empresas.

O Marketing vem adentrando as organizações de tal forma que está se tornando o grande protagonista do empreendedorismo de hoje, ele vai produzindo, administrando, vendendo, atendendo… Entre outras funções, mas um em especial, o endomarketing que chama a atenção pra os dias de hoje nesta forma moderna de relação entre as empresas e seus colaboradores.

A primeira e principal função das empresas é gerar clientes, sem eles não existe absolutamente nada. No endomarketing, as empresas voltam seus olhares para seu cliente mais importante, o cliente interno, como são conhecidos os funcionários ou colaboradores de uma empresa.

Desde os processos de seleção para seus funcionários, deve ser aplicado o endomarketing para tornar a sua empresa atrativa para os melhores profissionais do mercado comunicando a eles qual a visão da empresa, o que ela faz como faz e pra quê faz. Assim, por meio de uma boa comunicação a empresa estabelece um bom relacionamento com seus clientes internos. Deve-se fazer uma propaganda da sua organização indicando que ali o funcionário é valorizado e tratado de forma humanizada.

Uma vez lá dentro, seu colaborador deve encontrar um ambiente que o abrace e que o faça se sentir realizado profissionalmente por estar ali oferecendo boas instalações e caminhos para bons relacionamentos com todo o quadro de funcionários.

O endomarketing é trabalhado dentro da emoção do colaborador buscando entender seu modo de pensar e agir para então o posicionar de forma que ele produza melhor.

É uma estratégia voltada para o cliente interno atendendo suas emoções e crenças pessoais para diminuir ao máximo a possibilidade de insatisfação. Promove também atividades dentro do ambiente da empresa para possibilitar maior e melhor interação entre seus colegas sejam eles seus superiores ou subordinados.

O endomarketing é todo esforço que a organização faz para se aproximar dos seus colaboradores trabalhando diretamente com o afetivo, pois se trata de sentimento e emoção, através dos seus líderes que são a principal fonte de comunicação de uma empresa justamente pela abordagem pessoal que imprime diferente de murais e comunicativos.

É muito importante para todas as empresas grandes ou pequenas a aplicação do endomarketing. Não precisa de muitos recursos para colocá-lo em funcionamento, partir do momento que você precisa se comunicar com seus funcionários, já está fazendo endomarketing. O desafio então é buscar fazer com maior qualidade e atenção. Uma empresa que aplica o endomarketing de qualidade com certeza tem bons resultados na produção, atendimento ao cliente, na interação entres os líderes e subordinados e um excelente feedback de todos. Endomarketing é sinônimo de sucesso, sem dúvida.

Posts Recentes

Importância da visão para sua empresa.

Visão orientada para o cliente, é visão de sucesso. Na hora de decidir qual ramo de negócio investir, muitas pesquisas...

Artigos Relacionados