Home Bancos O que os bancos não querem que você saiba sobre o cartão...

O que os bancos não querem que você saiba sobre o cartão de crédito

0
255

Quem nunca percebeu que tomar crédito no Brasil pode custar bem caro? E quando se pensa em crédito não quer dizer apenas os empréstimos pessoais, mas vale para cartões de crédito e cheque especial também.

Não é por acaso que cair em uma cilada assim não seja nenhum pouco difícil. Caso você queira utilizar o cheque especial, por exemplo, nem precisa se preocupar em assinar nadinha, basta gastar mais do que você tem disponível em sua conta e os juros já começam a rolar. Agora, se você não conseguir pagar toda a fatura do seu cartão, não tem problema nenhuma, você pode realizar o pagamento mínimo e deixar o débito girar. Você consegue um empréstimo utilizando apenas o caixa eletrônico. As facilidades são enormes e muita gente aproveita sem pensar duas vezes, e sem contar que colocar na ponta do lápis o quanto isso vai sair, nem pensar.

Junte tudo isso com aquela vontade de comprar tudo àquilo que vê pela frente e nasce uma receita para um verdadeiro desastre financeiro. Lembre-se que no início tudo parece apenas “passar o cartão e depois eu pago”, mas isso pode se tornar uma verdadeira bola de neve.

O grande segredo: juros do cartão de crédito

O que no início parecia ser um verdadeiro paraíso de dinheiro que chegava bem fácil pode se tornar um enorme e horroroso pesadelo, já que é muito fácil mesmo se enrolar em dívidas com todo crédito facilitado. Os juros praticados pelas instituições financeiras são bem altos.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco Central em janeiro do ano passado, a taxa de juros média cobrada nos cartões de crédito é de 327,9% ao ano. Com a queda da Selic o ano passado, 6,75% ao ano, as instituições financeiras praticavam juros altíssimos e continuam praticando. O abismo entre uma taxa e outra é conhecida como spread bancário. Ou seja, é a diferença entre os juros que a instituição oferece aos seus investidores e o quanto ele cobra ao consumidor nas operações de crédito.

Hora de fugir dos juros abusivos

O controle deve e é considerado a maior arma para não cair na armadilha. Apenas com controle sobre o seu dinheiro que conseguirá não gastar descontroladamente mais do que você pode, além de não tomar aquele susto assim que a fatura chegar.

Para muitas pessoas isso pode ser mais fácil, mas para outras o controle é um grande desafio. Você pode pertencer a qualquer grupo, mas o importante é conseguir pensar em alternativas para nunca cair nessa armadilha, mas é possível aproveitar todos os benefícios do cartão de crédito sem se enrolar.

O cartão pré-pago pode ser uma ótima alternativa. É como se fosse um celular pré-pago, ou seja, você realiza uma recarga e gasta apenas aquilo que você tem, sem correr o menor risco de extrapolar no consumo e acabar se endividando no final do mês.