Ressaca financeira pós-carnaval

Recomendados

Passado o carnaval e depois de muito pular por blocos e trios em todo o Brasil, a ressaca financeira pós-carnaval pode acabar aparecendo. Agora, se você planejou tudo corretamente, já pode retornar a rotina sem medo algum. Porém, se você gastou mais do que deveria, pode começar a se preparar para algumas consequências nada agradáveis. A boa notícia é que temos algumas dicas para colocar suas finanças em ordem.

Contabilize todos os seus gastos do carnaval

A primeira coisa que precisa fazer é ver qual o tamanho do estrago. É preciso atenção, paciência e respirar fundo na hora de listar todos os seus gastos durante carnaval / feriado. Você precisa incluir os gastos da viagem, e não pode esquecer nem da cervejinha, água e refrigerante que comprou naquele bloquinho / trio. Você pode fazer essa planilha no excel, celular ou no papel mesmo. É essencial que tenha noção de todos os seus gastos, somente com esse conhecimento será possível organizar as suas finanças.

É preciso estar preparado para a fatura do seu cartão de crédito

Se você utilizou o seu cartão de crédito durante o carnaval, saiba que ao chegar à fatura pode ser bem assustador. Então, se você abrir a fatura e perceber que não consegue realizar o pagamento total da mesma, nada de pensar no pagamento mínimo, lembre-se os juros do crédito rotativo superaram e bateram um novo recorde com cerca de 486% ao ano.

Então, a melhor opção é conseguir um empréstimo com as taxas de juros bem mais baixas, como empréstimo pessoal e crédito consignado, por exemplo. Dessa forma você troca uma dívida cara por uma mais barata. Não se esqueça de deixar o seu cartão de crédito em outro lugar da casa menos na sua carteira, ele precisa ficar um tempo sem ser utilizado.

Se endividou demais no carnaval?

Não precisa se desesperar! Você consegue quitar os seus débitos ao longo de todo o ano, mas você precisa se organizar para isso. Você precisa listar todas as suas dívidas e organizar para que as parcelas não ultrapassem 30% de sua renda líquida. Outra opção é renegociá-las junto aos credores. Nada de medo, você precisa enfrentar essa situação de uma vez por todas, quanto mais enrolar, mas complicado ficará.

Cortes no orçamento e controle de gastos são essenciais

Como em qualquer ressaca após ingerir muita bebida alcoólica, em caso de ressaca financeira também é necessário pegar muito leva com o seu bolso por um bom período. Se realmente você quer conseguir lidar com tantas despesas, é importante e muito válido realizar um detox em suas finanças, analisar bem o seu orçamento para entender de onde consegue fazer cortes.

É importante que se planeje para o próximo carnaval

Você já conhece todas as consequências de se divertir no carnaval, mas sem realizar um planejamento financeiro correto, não é verdade? Então, faça uma promessa a si mesmo de que no próximo ano tudo será diferente. Quer viajar? Pesquise muito bem antes de comprar passagem e hospedagem. Faça o possível para pagar tudo a vista, dessa forma, você evita as dívidas após o carnaval e ainda pode conseguir um desconto.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados