Lições sobre dinheiro que você precisa ensinar a sua filha

Recomendados

Ela é responsável por conquistar o próprio dinheiro

É primordial ensinar a sua filha que ganhar dinheiro é responsabilidade dela e que é muito importante ser independente financeiramente. Ela que deverá trabalhar para alcançar o que deseja e conquistar tudo que sonha. De acordo com o crescimento de sua filha, você precisa incentiva-la a economizar e saber lidar com suas finanças. Explique que não é necessário casar para ter uma vida estável, para ter seu carro, para ter sua casa ou começar a investir. Caso ela encontre um bom parceiro durante sua caminhada, essa pessoa irá somar e ela não precisa ficar dependendo dele.

Mostre a ela que dinheiro não morde

Ela precisa aprender que números e dinheiro não são nenhum pouco assustadores. Ensine a ela que saber sobre finanças pessoais é muito importante e que não é um bicho de sete cabeças. Caso ela receba mesada, incentive a cuidar bem e fazer planos sobre o que ela quer comprar com o dinheiro. Saiba que isso fará com que ela lide bem com o dinheiro.

Ter objetivo na vida é muito importante

É importante mostrar a ela que existe diferença entre desejo e necessidade. Quando ela se tornar adulta será muito mais fácil evitar as compras feitas por impulso. Dessa forma, ela terá muito mais facilidade no desenvolvimento de estratégias, como conquistar objetivos de longo prazo, por exemplo.

Ela precisa começar cedo a planejar a aposentadoria

Você precisa encorajar sua filha a planejar cedo à aposentadoria. O ideal é que ela comece assim que conseguir o primeiro emprego. Isso pode até parecer exagero, mas saiba que essa é a chance da sua filha ter uma estabilidade financeira quando estiver mais velha. Ela tem a opção dos planos de previdência privada ou começar um investimento de longo prazo.

A reserva de emergência é fundamental

Fale com a sua filha da importância da reserva de emergência. Converse e explique que imprevistos fazem parte da vida de todo mundo, como o desemprego, por exemplo. A reserva de emergência possibilita lidar da melhor forma possível com os imprevistos, sem que aja aquele desespero e com menos chances de ficar no vermelho.

Ser uma excelente profissional fará diferença em suas conquistas

Sua filha precisa aprender a dar valor à independência financeira. Para que ela alcance esse objetivo, precisa ser uma excelente profissional e as pessoas que trabalham com ela precisam confiar em sua competência. Quanto mais ela confiar em si, mais ela terá chance de crescer profissionalmente.

Quando ela encontrar uma pessoa, a responsabilidade pelas finanças da casa é de ambos

É importante falar sobre independência financeira, mas é preciso explicar para sua filha que ao encontrar um parceiro(a), os dois precisam ser responsáveis pelas finanças da casa. Porém, cada um precisa ser responsável por suas próprias finanças, o interessante é atingirem objetivos em comum.

Caso a relação acabe, cada um seguirá em frente com o próprio dinheiro sem depender de ninguém.


Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados