A contabilidade quando a empresa está crescendo

Recomendados

Quem está com a empresa em crescimento, ainda mais quem está saindo do MEI para ME, precisa decidir como ficará a contabilidade. É possível optar pelo contador tradicional ou plataforma digital.

A decisão depende exclusivamente das características e do tamanho da sua empresa, já que os dois tipos de contadores levam características diferentes em suas atuações. Não precisa se preocupar que vamos explicar tudo.

Rotina

O contador tradicional trabalha com muitos papéis e não tem acesso as plataformas inteligentes. Ou seja, a relação do empreendedor com o contador dependerá exclusivamente da organização de ambos. Na maioria das vezes, o empreendedor confia em deixar toda a organização contábil do seu negócio nas mãos do contador. Porém, cabe ao empreendedor suprir o contador com todos os documentos necessários ao longo do mês.

Tempo

O tempo é considerado uma das principais diferenças entre a plataforma digital e o contador tradicional. O último, se muito bem organizado, conseguirá ter tudo em ordem, mas de qualquer forma gastará muito tempo com todas as burocracias. Esse tempo “perdido”, e muito importante para o empreendedor, pode chegar até a um mês.

As plataformas digitais já funcionem de outra forma. Algumas delas permitem que o empreendedor apenas envie um arquivo com as informações sobre o negócio, que é retirado do site da Prefeitura, por exemplo, e o sistema já lê e deixa tudo organizado. Isso pode fazer com que o empreender gaste cerca de meia hora por mês com tudo que diz respeito à contabilidade.

Organização

A organização também é uma grande diferença entre a plataforma digital e o contador tradicional. Na primeira você encontra alguns sistemas que permitem ter tudo em um único lugar, ou seja, o empreendedor vai economizar muito mais tempo e é possível utilizar algumas plataformas até mesmo pelo celular.

Outro ponto importante é que todo o histórico e os registros das informações que foram trocadas ficam disponíveis. Além disso, o empreendedor consegue resolver tudo que for necessário sem a necessidade de falar com alguém. Já com o contador tradicional, tudo o que for necessário dependerá exclusivamente da organização dele.

Atendimento

Muitos empreendedores reclamam que o maior problema do contador tradicional é o atendimento. Isso acontece pela quantidade de clientes que o profissional atende ao mesmo tempo, o que pode ocasionar na demora em atender uma demanda de mais urgência.

A plataforma online permite que o atendimento seja bem mais ágil e prático. O empreendedor resolve tudo o que for necessário sobre a contabilidade do seu negócio. Lembrando que muitas empresas que oferecem o serviço da plataforma online também oferecem o atendimento humanizado, caso isso seja necessário. Normalmente acontece quando o problema não é resolvido através do e-mail.

Custo

Essa pode ser a principal diferença entre o contador tradicional e a plataforma digital. O profissional precisa de um limite de atendimento, o que faz com que ele cobre um valor mais alto, que pode comprometer uma boa parte do faturamento do empreendedor. Já na plataforma online, por ser tudo mais automatizado, o custo cai bem mais, ou seja, é possível encontrar planos bem em conta.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados