As avaliações ruins
É preciso ter muito cuidado caso o seu desempenho for avaliado como ruim. É claro que uma avaliação ruim não é sempre sinal de que a demissão vai acontecer, mas pode ser uma ótima oportunidade para aprender mais e se desenvolver melhor. Agora, se as suas avaliações negativas já se tornaram frequentes, é bem possível que o seu emprego esteja em perigo.
Perda de acesso a dados
Caso percebe que está tendo menos acesso a alguns recursos que antes facilitavam muito o seu trabalho e até aumentava a sua produtividade, este pode ser um sinal de que a empresa não ache que você seja um bom investimento para ela. Além disso, se o acesso a dados estiver bem limitado. Por exemplo: a senha do e-mail não funciona mais, se o acesso a algum sistema não é mais possível, seu emprego pode estar em grande risco.
A relação com o chefe está ficando bem mais complicada
Pode surgir certa tensão no ambiente de trabalho devido ao estresse, prazos bem mais apertados para entrega de projetos, redução de responsabilidade e muito mais. Mas, é muito importante lembrar que o respeito e a educação são essenciais na relação de qualquer pessoa, seja uma relação boa ou não. Ou seja, você pode não morrer de amores pelo seu chefe e nem por você, mas é preciso ter respeito. Além disso, os atritos frequentes são prejudiciais ao trabalho. Se a relação de vocês estiver assim, ela pode chegar a um ponto insustentável.
As suas responsabilidades diminuíram
Por exemplo: Você lidera uma equipe e do nada os seus subordinados passam a responder outro gestor, é preciso muito atenção. Quando o seu chefe começa a diminuir as suas responsabilidades é porque algo está muito errado.
O seu erro causou muito prejuízo à empresa em que trabalha
Muitas empresas não lidam nada bem com os erros de seus funcionários. Mesmo que o mais correto é que as possibilidades de falhas sejam bem pequenas, isso não acontece. Muitas empresas não treinam os seus funcionários no tempo correto e não dão prazos suficientes para entrega de um projeto, por exemplo. Isso por causar erros em possíveis projetos que levam um grande prejuízo a empresa. Além disso, ninguém é robô, e os erros acabam acontecendo. Caso tenha cometido algum erro muito grave, você pode acabar sendo demitido.
Se pedirem para treinar outro funcionário com certa urgência
É bom começar a desconfiar se pedirem para você treinar outra pessoa com urgência para realizar as mesmas atividades que você. Quando esse tipo de treinamento acontece é quando existe remanejamento de cargos ou a equipe vai crescer. Agora, quando isso acontece de um dia para o outro e você tiver que ensinar tudo o que você sabe sem te explicarem o motivo, isso pode não ser um bom sinal.
Anúncio de vaga da função que você exerce
Caso você se depare com alguma vaga igual à sua e sendo na mesma empresa que você trabalha, a menos que exista alguma expectativa de expansão da equipe, isso pode ser um sinal de que logo logo terá que se despedir do seu emprego.