Quando você parcela suas compras no cartão de crédito, muitas vezes nem sente o verdadeiro tamanho da dívida. Isso pode ser muito perigoso e até mesmo sujar seu nome. Ainda mais se for combinado com um ou mais empréstimos realizados de forma impulsiva e diversas compras desenfreadas. Quando você para e analisa a fatura no final do mês, ela vem altíssima. Qual o resultado disso? Uma conta bancária no vermelho e dificilmente conseguirá investir o seu dinheiro.
Que tal começar a se livrar disso e renegociar todas as suas dívidas? Conheça alguns segredos de eliminar todas as suas dívidas e limpar seu nome.
É preciso listar todas as suas dívidas
Agora você já está endividado e não adianta tentar fugir da situação, você precisa enfrentar. Então, é essencial que você saiba qual é o verdadeiro tamanho da sua dívida. É bem provável que bata aquele desespero, mas lembre-se que isso não é motivo para desistir. Não adianta você ficar negando algo que já existe ou que fique pensando que pagará tudo sem nenhum problema. É preciso organização sempre, dessa forma você conseguirá pagar de acordo com o seu bolso.
É preciso entender o que você realmente está devendo
Você precisa aprender a trabalhar com números. Pode parecer difícil, mas precisa deixar a ansiedade de lado e se acalmar. Coloque em uma planilha todas as suas dívidas e os juros que estão sendo cobrados por cada uma delas. Você precisa se preocupar primeiro com os juros mais altos. Você precisa saber quanto realmente recebe no final do mês, qual o total das despesas fixas e o que você pode descartar.
Você precisa conversar com os credores
É neste momento que você precisa ser sincero consigo mesmo, nada de desculpas e de se enganar. Quanto mais enrolado estiver, acaba piorando o ânimo para prosseguir e pagar todas as suas contas. Entre em contato com as empresas que você deve e abra o jogo. Explique a sua atual situação, que está disponível para negociar dentro do que pode pagar. Você precisa tentar aumentar o prazo e diminuir os juros das parcelas acordadas. Saiba que isso é possível!
Precisa trocar uma dívida cara por uma dívida menor
Em muitos momentos isso é necessário. Para conseguir limpar o seu nome e pagar as dívidas mais caras, uma opção é o crédito consignado ou outro que tenha juros mais baixos. Você precisa ter muita atenção na hora de entender sobre os juros do empréstimo, ele realmente precisa ser bem vantajoso para você.
Aproveite todas as oportunidades que surgirem para pagar as dívidas
Muitas vezes as oportunidades estão bem na sua frente e você não enxerga. Nada de ficar lamentando por tudo o que acontece, você precisa seguir em frente e partir para a batalha. Pode encontrar outras formas de limpar o seu nome. Por exemplo: feirões Limpa Nome, Serasa e outros feirões que ajudam a fazer negociações. Outra opção é conseguir uma forma de ganhar aquela graninha extra no final do mês, pode vender alguma coisa, por exemplo.