Aprenda a economizar água com dicas simples

Recomendados

Sempre feche a torneira

Quando chegar a hora de lavar louça, a dica é que ensaboe os copos, talheres e pratos, depois enxague tudo de uma vez. Nada de deixar a torneira ligada enquanto você está ensaboando a louça. Caso as suas panelas estejam com comida grudada no fundo, o ideal é que coloque água e leve ao fogo. Dessa forma, a sujeira solta com muito mais facilidade e você vai conseguir economizar bastante na água na hora de lavar.

Outra dica é sempre manter a torneira fechada quando for escovar os dentes e ao fazer a barba. Ao fazer isso saiba que está economizando 12 litros de água mais ou menos.

Caso alguma torneira esteja pingando, ou seja, não fecha totalmente, é preciso consertá-la o mais rápido possível. Lembre-se que economizará 46 litros de água ao dia, o que pode chegar a 1.300 litros no mês. A economia de água não é apenas para o seu bolso, mas é importante para o planeta.

Durante o banho a economia pode ser enorme

Chegar em casa depois de um dia cansativo e tomar aquele belo banho é a melhor sensação, mas é importantíssimo ter consciência nesse momento. Quando o banho dura de 5 a 15 minutos é gasto em torno de 45 a 135 litros de água. Então, é imprescindível estar atento ao tempo do banho para que não ocorra nenhum desperdício de água.

Opte em varrer as calçadas ao invés de lavar

Lavar a calçada utiliza muita água, cerca de 280 litros em apenas 15 minutos. Ou seja, a melhor opção é varrer a calçada ao invés de lavar. Sim, é muito mais fácil utilizar a mangueira para lavar e limpar a calçada, mas você gasta bem menos ao optar pela vassoura. Uma boa dica para quem gosta de lavar calçadas, e sabemos que é necessário por muitas vezes, é utilizar a água da máquina de lavar. Lembrando que o ideal é lavar roupa uma vez por semana.

Evite lavar o carro com mangueira

Da mesma forma que não precisa ficar lavando a calçada, o carro também não precisa ser lavado com mangueira. Quando precisar lavar o seu carro o indicado é utilizar um balde de água, isso evita o uso contínuo de água com a mangueira. Então, separe três baldes: um para molhar o carro antes de ensaboar, outro com sabão para você lavar efetivamente o carro e o último para enxaguar. A consequência dessa ação é ter um veículo bem limpo e uma economia enorme de água.

É fundamental ensinar as crianças a importância da economia de água

É muito importante ensinar as crianças como preservar o meio ambiente através da economia de água. Você pode ensinar aos pequenos a lavarem as mãos de forma mais rápida e sempre fechar a torneira ao finalizar a limpeza. É importante observar também quanto tempo as crianças gastam embaixo do chuveiro. Muitas vezes as crianças se distraem e esquecem a água descendo.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados