Aproveite o ano e organize suas finanças

Recomendados

Analise todo o ano anterior e o próximo

Como foi o ano de passado para você? Como foram esses meses do ano atual? Você conseguiu manter as suas contas em dia ou atrasou muitas? Se endividou mais? Agora chegou o momento de você analisar todo o seu ano. Coloque na ponta do lápis o quanto você recebeu, o quanto você gastou, o quanto você economizou, em que você investiu e onde você consegue melhorar. Por isso, é importante você sempre anotar ou colocar em uma planilha suas entradas e saídas, dessa forma, no final do ano consegue fazer um balanço sobre tudo.

Não deixe de criar suas metas

Aquelas famosas metas de final ou início de ano precisam ser feitas, mas elas precisam ser reais. Não adianta colocar uma meta que você sabe que não vai conseguir cumprir. Pense no que você quer e como você fará para alcançar tal objetivo. Por exemplo: Quero comprar um carro. Como farei para cumprir a minha meta? Eu tenho que ter X reais para conseguir dar entrada no carro que quero. Para eu chegar a esse valor preciso investir Y reias por mês.  Consigo tirar o valor do meu salário? Preciso fazer uma renda extra para alcançar o objetivo?

É preciso definir uma meta grande, mas depois é necessário desmembrá-la para saber o passo a passo para conseguir conquistá-la.

É preciso ter muita atenção as suas dívidas

Ninguém gosta de ter dívidas, mas elas estão ai. Para conseguir fugir delas só tem uma solução: pagar todas as suas contas em dia. Se você começou o ano no azul, ou seja, sem nenhuma dívida, parabéns! Faça um planejamento para continuar dessa forma. Agora, se você está endividado, é essencial que se planeje para pagar cada uma de suas dívidas antes de qualquer outra coisa.

O corte de gastos é fundamental

A palavra-chave para este ano é: economizar! É preciso saber dizer “não” em alguns momentos. Isso não significa que você não pode fazer mais nada, mas é preciso saber se realmente vale a pena gastar o seu dinheiro naquele momento. Ai invés de sair com seus amigos para lugares mais caros pense em lugares mais baratos ou faça alguma reunião em casa mesmo, ou seja, encontre soluções para você economizar.

Não compre aquilo que não precisa. O problema de muitas pessoas é o consumo desenfreado. É adquirir produtos sem nenhuma necessidade. Se você não precisa de uma blusa, não tem motivo algum para comprar, mesmo que esteja em liquidação. Corte gastos!

Invista

O seu dinheiro nunca vai render se deixá-lo parado. Lembre-se que o dinheiro precisa girar para você ganhar ainda mais. Então, você precisa investi-lo! O ideal é que você estude sobre o assunto e entenda quais são as melhores opções para você. Lembrando que os investimentos precisam ser feitos de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Não pense que é complicado investir. Você primeiro precisa definir qual é o seu perfil-investidor e abrir uma conta na corretora que você achar melhor. Estude e pesquise bastante!

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados