Como a ansiedade impede o enriquecimento?

Recomendados

Algo que parece simples, mas não é: Nem tão devagar que não seja capaz de fazer nada, nem tão rápido que acabe atropelando todos os passos que são necessários. Você precisa saber que é assim que deve agir.

Existe uma coisa que todas as pessoas têm em comum: a complexidade. Todos os seres humanos são complexos demais por natureza. Muitas das vezes o que sobra em um é justamente o que falta para o outro. Isso em qualquer situação pode ser nas finanças, no trabalho ou em qualquer área da vida.

Quando entra do mundo dos investimentos uma coisa pode atrapalhar demais: a ansiedade. Isso não é nada bom porque vai querer tudo para ontem.

Por que isso acontece?

Muitas pessoas demoram muito parar se aventurar em algo, mas há aquelas pessoas que conhecem um pouco determinado assunto e já querem entrar sem nem entender direito. Porém, quando isso se trata de investimentos, é preciso ter todas as informações necessárias para não cometer nenhum erro. Essa já é uma forma de como a ansiedade pode atrapalhar. É preciso entender que tudo tem seu tempo e que não deve sair atropelando as coisas.

Todos sabem que desde o nascimento as coisas funcionam em um determinado ritmo, e não na forma que se espera, como na alimentação, por exemplo. O que é normal quando um bebê nasce? Ele é alimentado com leite materno e após alguns meses ele começa a ingerir os alimentos mais pastosos e assim sucessivamente. Entendi! Mas como isso está ligado em como a ansiedade pode me impedir de enriquecer?

Entender mais sobre a alimentação infantil não te ensina sobre investimentos, mas existe algo que com certeza consegue extrair do exemplo acima. Você consegue saber o que é?

Se você não conseguiu refletir sobre o assunto, permita uma pequena ajuda: Tempo! Sim, uma resposta sim e que é a palavra-chave sobre tudo. É preciso entender que todas as coisas têm seu tempo, pode até se antecipar ou atrasar, mas isso acontece em uma margem pequena. Ou seja, mesmo que se queira não pode pular fases, pelo menos no início.

Isso acontece também quando o assunto é investimento e não apenas quando se trata da alimentação do bebê. Não adianta querer achar atalhos no momento da aprendizagem. É preciso entender que as coisas acontecem no seu devido tempo, mas você pode contribuir para avançar sempre mais, mas nada de sair atropelando tudo, aproveite cada fase para aprender mais e mais.

Quando se pensa no mundo dos investimentos, a ansiedade é uma inimiga e ela pode começar a controlar cada uma de suas ações. É preciso lembrar que a ansiedade pode sim ser uma inimiga, mas não significa que é uma reação ruim em todos os casos. Na realidade, a ansiedade pode ajudar a contribuir para que busque cada vez mais sobre esse novo conhecimento. Ou seja, a ansiedade pode sim ser uma boa aliada.

Como a ansiedade pode te prejudicar?

É muito simples: a ansiedade começa a prejudicar quando ele prejudica várias áreas da sua vida. Por exemplo: se você pega o dinheiro e já sai investindo em diversos produtos financeiros, mas se esquece de investir para sua reserva de emergência, a sua ansiedade pode estar te atrapalhando. É você que precisa analisar e entender se não está atropelando as coisas e pulando fases essenciais.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados