Saiba como organizar sua vida financeira de uma vez por todas

Recomendados

O final do mês pode ser considerado por muitos a melhor época para falar sobre a vida financeira. Com o salário bem próximo de cair na conta chega a hora de fazer a organização financeira do mês seguinte.

Cuidar de forma consciente do seu dinheiro, anotar qualquer gasto, fazer o dinheiro render até o final do mês e gerenciar bem os seus investimentos, precisa de muita dedicação.

Se você precisa começar a organizar sua vida financeira, acompanhe as dicas abaixo e comece desde já.

Quanto você ganha e quanto você pode gastar?

Essa pode até parecer uma pergunta boba, mas muitas pessoas ignoram essa parte e não levam nenhum pouco a sério. A prova disso é a inadimplência, dívidas de cartão de crédito, empréstimos e falta de recursos para pagar todas as dívidas do mês.

É difícil não conhecer ao menos uma pessoa que nunca tenha se desequilibrado financeiramente, provavelmente não seguiu essa dica e acabou ultrapassando o seu limite de gastos.

Quando você sabe o quanto pode gastar, nunca vai ultrapassar o valor estipulado e nem estourar o orçamento. A não ser que aconteça alguma emergência que exija que você mexa em um dinheiro que estava reservado para outra coisa.

Você precisa de um lugar para controlar tudo

Outro passo muito importante é conseguir uma ferramenta para ajudar a controlar os seus gastos. Você pode usar uma folha de caderno, planilha de computador, aplicativo de celular ou qualquer outra ferramenta. A planilha de computador permite que você faça cálculos rápidos e apresenta dados muito bem organizados, por isso pode ser uma ótima ferramenta. Mas você também pode fazer de um caderno a sua planilha física para controlar seus gastos. O objetivo é que tenha uma forma de acompanhar para onde o seu dinheiro vai.

Separe o seu dinheiro

Muitas pessoas querem saber como fazer o seu dinheiro render até o final do mês. A resposta é bem simples: separe o seu dinheiro!

Separe o dinheiro por categoria e limite um gasto para outras despesas. Coloque em alguns envelopes o valor para cada conta e depois descubra quanto sobra. Desse dinheiro você vai determinar o quanto pode gastar por semana.

Tenha sempre planos para o dinheiro

Ter o seu dinheiro é uma sensação incrível. É o momento de não precisar pedir mais dinheiro aos pais e pode começar a tomar as próprias decisões, ou seja, é um passo para a independência.

Nessa fase é possível cair na armadilha de compra, ou seja, você pode pegar o seu dinheiro para comprar, comprar, comprar mais um pouco e pronto, o seu dinheiro já foi embora.

Comprar é muito bom, mas é preciso ter certeza que realmente precisa disso. Não é errado querer ter um celular mais novo, ter novas roupas ou comprar qualquer acessório. O problema é viver só para isso. Você precisa ter planos para investir o seu dinheiro e alcançar um objetivo maior.

Gaste o seu dinheiro com coisas legais, mas tenha planos interessantes que você precise alcançar poupando uma grana. Utilize a técnica de separar o dinheiro e faça uma categoria “investimentos”.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados