A técnica dos envelopes

Recomendados

Diversas pessoas costumam dizer que não conseguem guardar nenhum dinheiro e que depois de poucos dias de receberem os seus salários já ficam zeradas. O pior é que não sabem com que gastaram.

Se você vive nessa situação, o ideal é encontrar alguma forma simples de poupar o seu dinheiro. Uma ótima dica é a técnica dos envelopes. Essa é uma forma simples e muito eficiente na gestão do seu dinheiro.

Como funciona?

Você precisa de alguns envelopes, esses podem ser da forma que quiser. É necessário separar um envelope para cada um de seus gastos. Por exemplo: mensalidade da faculdade, mensalidade do cursinho, luz, internet, telefone, celular, mercado e qualquer outro gasto.

No lado de fora de cada envelope você precisa anotar a categoria que ele pertence (a dica é usar um lápis para aproveitar o mesmo envelope no mês seguinte). Escreva o valor total referente àquela conta. Por exemplo: Mensalidade da academia – R$ 110,00.

Utilizando essa técnica, assim que seu salário cair na conta, você já encaminha o valor correspondente para cada um dos envelopes.

Quando você deixa o seu dinheiro na conta e paga tudo no débito, corre o risco de não ter a noção do que está gastando. Se você é uma pessoa desorganizada financeiramente é interessante sacar o dinheiro e ter a sensação mais real de quanto você está gastando. Ou seja, você está vendo para onde o seu dinheiro vai.

Envelope semanal

Outra ótima dica é você separar o seu dinheiro por semana. Essa é uma boa técnica para garantir que o seu dinheiro dure até o fim do mês. Além de limitar os seus gastos semanais.

Essa dica funciona para você usar o valor para as suas despesas variáveis e não as fixas. Lembre-se que para essas contas você já separou em outros envelopes.

Você precisa escrever do lado de fora dos envelopes: semana 1, semana 2 e assim por diante. Além disso, você precisa colocar em cada um deles o valor estipulado para aquela semana.

Para quem paga pelo internet banking

Essa técnica também funciona muito bem para quem paga tudo pelo internet banking. A ideia é que crie envelopes virtuais ao invés de utilizar os envelopes físicos. O objetivo é que consiga controlar muito bem o seu orçamento, sem extrapolar e ter a consciência de quanto está gastando. Você pode utilizar uma planilha do Excel ou uma folha para fazer esse controle financeiro.

Você precisa começar pelas suas despesas fixas. Depois você vai descobrir quanto sobra e pode distribuir da forma que achar melhor para sua divisão semanal.

O que vai mudar é o controle que você mesmo terá que fazer. Precisa se comprometer e respeitar o valor que você estipulou, já que o seu dinheiro não estará nos envelopes, mas sim na conta corrente.

Essa ideia é perfeita para pessoas que recebem por semana ou para quem não consegue controlar o dinheiro durante todo o mês. Se você começar a aplicar essa dica desde já, com certeza vai sentir muita diferença no seu controle financeiro.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados