Dicas financeiras preciosas para quem quer morar sozinha

Recomendados

Pague todas as suas dívidas

Ao decidir morar sozinha você precisa saber que as contas ficarão sobre sua responsabilidade. Então, não será legal você já sair da casa de seus pais com várias dívidas. É preciso pensar que todas as dívidas já existentes juntarão com as contas e despesas de casa. Ou seja, quando você perceber já estará em uma bola de neve. O mais indicado é que pague todas as dívidas antes de sair, esse deve ser o seu primeiro passo.

Guarde dinheiro

Quando você mora com os pais é muito mais fácil na hora de juntar aquela grana, afinal, você não tem grande responsabilidades com as contas domésticas. Então, aproveite esse momento para guardar dinheiro, cerca de 20 a 30% da sua renda líquida.

A reserva de emergência precisa ser de quatro a seis meses da sua renda. É ela que vai te amparar caso aconteça alguma emergência. Se você perder o emprego, por exemplo, sabe que terá entre quatro a seis meses para se manter, mas é preciso correr atrás de algo logo. Ao decidir morar sozinha precisa se preparar para todos os imprevistos, então, guardar dinheiro é fundamental.

Escolha muito bem o local

Todo mundo gostaria de morar perto da faculdade ou do trabalho, mas as coisas não funcionam dessa forma. O aluguel de casas e apartamentos em locais mais próximos aos centros das cidades é mais caro, ou seja, precisa ter um orçamento maior.

O que você precisa pensar ao alugar uma casa ou apartamento: quanto mais próximo do centro, mais caro fica o aluguel; quanto mais distante, mais gasto com transporte público ou gasolina. Então, você precisa saber exatamente o valor disponível e o que você vai gastar de aluguel x transporte. Coloque tudo isso no papel, faça seus cálculos e só depois feche o contrato.

Coloque todos os seus gastos na ponta do lápis

Nada de tentar fazer seus cálculos na cabeça, coloque cada um deles no papel. Você terá as despesas fixas: luz, água, aluguel, internet, telefone e supermercado. Faça o possível para comprometer apenas 30% da sua renda em gastos supérfluos. Deixe pelo menos 20% da sua renda para seus investimentos.

Os gastos precisam estar dentro da sua renda

Quando começar a planejar a sua vida para morar sozinha, é preciso ter certeza que todos os seus gastos estarão dentro da sua renda. Nessa fase tudo depende apenas de você. Só saia de casa quando tiver certeza que pode arcar com todas as suas contas. Não faça nada que possa se comprometer sozinha.

Arrume seu novo espaço aos poucos

O primeiro pensamento quando se decide morar sozinha é ter o seu cantinho todo montado de uma única vez. Porém, não é preciso ser desse jeito. Arrume o seu novo espaço aos poucos, colocando o que é necessário primeiro e depois vai comprando tudo aos poucos. Compre primeiro colchão (ou uma cama completa), geladeira, fogão, mesa, cadeira, máquina de lavar e micro-ondas.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados