Gastos que precisam ser cortados do seu orçamento se você quiser economizar

Recomendados

Se você quer realmente economizar o seu dinheiro, é preciso aprender a controlar o seu orçamento. Quem acaba deixando de organizar todas as contas apenas por preguiça, acaba perdendo a oportunidade de mapear o fluxo de dinheiro. Conheça alguns gastos que precisam ser cortados do seu orçamento para alcançar o objetivo de economizar.

Gastos menores

Para quem começou a controlar o orçamento recentemente é preciso identificar cada um dos gastos que são desnecessários, ou seja, que não precisava ter investido dinheiro. É em cima destes gastos que você vai começar a agir e reduzir nas suas despesas. Normalmente estes gastos são aqueles menores, aqueles do cotidiano. O exemplo mais clássico: Você sabe o quanto gasta com cafezinho na padaria?

Por mais que você pense que isso não faz muito diferença no seu orçamento, já preciso dizer que está muito enganado. Quem não conhece aquele famoso ditado: “de grão em grão, a galinha enche o papo”? Ou seja, se você começa a diminuir as idas à padaria, pode ter certeza que economizará uma grana no fim do mês. Isso não significa que precisa ficar sem beber café, mas tente fazer isso em casa ou leva em um copo térmico.

Gastos por displicência

Chegou a data de vencimento da conta e você tem o dinheiro para realizar o pagamento, mas com toda a correria do dia a dia esqueceu e pagou na semana seguinte. É claro que você vai pagar juros em cima dos dias de atraso. Muitas pessoas acabam não se importando por não ser tão alto assim a taxa, mas é importante lembrar que é um dinheiro totalmente desperdiçado.

Se você consegue pagar todas as suas contas em dia, mas de vez em quando comete um deslize de esquecer, o mais indicado é que deixe as contas fixas em débito automático. Só faça isso se tiver certeza que terá o dinheiro em conta, sem nenhum risco de passar um sufoco. Caso você tenha cheque especial, por exemplo, a sua conta pode ser debitado direto dele e as coisas podem ficar bem mais complicadas.

Se você não consegue deixar suas contas cadastradas no débito automático, é interessante criar um calendário que fique sempre à vista em casa ou no trabalho. Dessa forma você se programa sempre com antecedência e para de pagar juros sem nenhuma necessidade.

Gastos por imprudência

É preciso ficar muito atento a isso. Muitas vezes as contas não fecham no final do mês e você percebe que gastou muito mais do que deveria e não sabe o motivo. Depois você lembra que pagou uma multa por avançar o sinal vermelho ou pagou aquela multa ao condomínio por barulho depois do horário permitido.

O bolso pode acabar sentindo o peso das imprudências cometidas ao longo do mês e isso pode prejudicar todo o seu orçamento. É preciso ficar muito atento nas situações do dia a dia e não deixar que no fim do mês o seu bolso reclame.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados