Lições sobre dinheiro que você precisa ensinar aos seus filhos

Recomendados

Bom, ter uma conversa sobre dinheiro com os seus filhos não precisa ser algo chato ou difícil. É possível ensinar aos seus filhos desde cedo a lidar com o dinheiro. Mas, afinal, quais são os ensinamentos que os pais devem dar aos seus filhos quanto o assunto é educação financeira?

Se você não sabe por onde começar, acompanhe algumas dicas sobre dinheiro que você precisa ensinar aos seus filhos.

Você precisa ser o exemplo

A primeira lição e mensagem que você precisa entender é totalmente ligado a você. Sim, você precisa ser o exemplo. Já se perguntou como a sua família lida com a organização financeira? Vocês conversam abertamente sobre finanças? Existe um diálogo entre vocês quando precisam priorizar alguns objetivos?

O ideal é que você e sua família tenham clareza quando o assunto são os objetivos e o uso do dinheiro, seja para programar uma viagem, pagar as contas ou comprar algum produto.

Quando o filho ainda é pequeno, o ideal é dar pequenos exemplos para que ele comece a entender que o dinheiro é escasso e que é necessário priorizar o que é essencial para família. Por exemplo: Ao invés de comprar um daqueles sorvetes mais caros, escolha um mais simples. Explique a ele que vocês estão economizando para adquirir outro item mais importante.

Você vai explicar de acordo com a idade de cada criança e o nível de entendimento também.

É essencial que ensine a diferença entre vontade e necessidade

Todas as famílias precisam comprar alimentos, pagar as suas contas mensais, pagar plano de saúde e muito mais. Depois que todas as necessidades básicas forem pagas, começa a trabalhar com as vontades. Por exemplo: fazer aquela bela viagem nas férias ou comprar algum brinquedo.

Quando as crianças começam a entrar na fase da adolescência, é possível abordar essa diferenciação de forma mais refinada. Por exemplo: O filho quer comprar uma mochila de marca famosa, mas isso já deixa de ser necessidade e passa a ser vontade. Ele pode precisar da mochila, mas não precisa ser de marca famosa que deixa a mochila bem mais cara.

O dinheiro é escasso, os filhos precisam entender isso

Depois de ensinar o que é vontade e o que é necessidade, o passo seguinte é mostrar que o dinheiro é escasso. Por exemplo: Se ele gastou o dinheiro comprando uma mochila, ele não terá mais dinheiro para comprar outra coisa.

Mostre que ele tem escolha e que precisa avaliar o que é mais importante para ele. Explique que o dinheiro não aparece do nada e que por isso precisa ser valorizado.

Ensine sobre o valor do dinheiro

Ensinando a economizar, o próximo passo é ensinar o verdadeiro valor do dinheiro. Como fazer isso? Investindo. Independente da idade do seu filho, você pode começar uma conversa sobre produtos financeiros que são mais básicos e conhecidos, como a poupança, por exemplo. A dica é mostrar que se ele esperar, ele terá mais dinheiro. De acordo com o entendimento dele, você pode ir expandindo mais sobre os outros produtos.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados