Tipos de gastos que é preciso cortar do seu orçamento

Recomendados

Se o que você quer é saber como começar a economizar dinheiro, o primeiro passo é conseguir controlar o seu orçamento. Quem sente desânimo ou preguiça em organizar as suas contas mensais acaba perdendo totalmente o controle do seu dinheiro. Agora, saiba que fazer esse controle é muito mais fácil e simples do que você imagina. Acompanhe algumas dicas e saiba como controlar o seu dinheiro e ainda conseguir cortar três tipos de gastos do orçamento.

Os gastos menores

Para quem está começando agora no controle de orçamento, a primeira dica é identificar quais são os gastos desnecessários, aqueles que você sabe que está jogando dinheiro fora, pois é em cima deles que você iniciará o corte de despesas. Na maioria das vezes os gastos desnecessários são aqueles pequenos do cotidiano. Por exemplo: Você sabe quanto gasta do seu dinheiro mensalmente para comprar aquele cafezinho todos os dias? Responda sem olhar o seu orçamento.

Antigamente muitas pessoas utilizavam a seguinte frase: “de grão em grão, a galinha enche o papo”. Ou seja, se você começar a cortar o hábito de pequenas despesas, você vai perceber que no fim do mês sobrará uma boa grana. Isso não significa que precisa ficar sem beber ou comer, mas é preciso criar um hábito de fazer algumas refeições em casa, seja para levar ou até mesmo conseguir tomar seu café da manhã antes de sair para trabalhar. Você vai perceber que sairá bem mais barato do que ir à padaria todos os dias.

Displicência

O vencimento da conta chegou, você tem o dinheiro para realizar o pagamento, mas na correria do dia a dia acabou esquecendo de pagar e deixou para semana seguinte. É claro que o valor ficará mais alto, já que tem juros. Mesmo que você ache que não faz tanta diferença assim, aquele dinheiro a mais foi jogado no lixo sem nenhuma necessidade.

Se você é aquela pessoa que sempre tem o dinheiro para pagar as contas no vencimento certinho, vale muito a pena deixar as contas em débito automático. Mas é preciso cuidado, só use o serviço se realmente tiver o dinheiro para cobrir as suas despesas. Agora, se você estiver no vermelho e sua conta for debitada, ela pode acabar sendo coberta pelo cheque especial e a situação ficará bem mais complicada.

Outra opção é criar um calendário que fique sempre próximo a você, seja em casa ou no trabalho, para que consiga se programar sempre com antecedência para não pagar suas contas mais em atraso.

Imprudência

Exemplo: em um mês suas contas saíram do controle e você não consegue lembrar qual foi o motivo. Porém, quando você começa a lançar cada uma das suas despesas, começa a lembrar daquele almoço fora ou daquela multa de trânsito, por exemplo. O bolso acaba sentindo e você começa a perceber que esses deslizes podem prejudicar muito no final do mês.

Se você sempre vive situações parecidas em sua rotina, você precisa começar a se policiar com muito rigor. Quando chegar no fim do mês tenha certeza que o seu bolso vai agradecer.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados