Você sabe o que é planejamento financeiro e orçamento?

Recomendados

Todos sabem que para cuidar bem do seu dinheiro e conseguir fazer o controle dos seus gastos é preciso tomar alguns cuidados básicos, como saber a diferença de um planejamento financeiro e um orçamento doméstico. As duas coisas se completam, mas é preciso saber que há diferenças entre as duas ferramentas. Descubra quais são.

A definição sobre orçamento

Podemos iniciar explicando que orçamento financeiro é o mesmo que você orçar um serviço. Ou seja, é a famosa estimativa da entrada e saída do seu dinheiro no mês. É neste momento que você coloca na ponta do lápis o que você gasta com aluguel, luz, telefone, água, gás, estacionamento, gasolina, transporte e muito mais.

O que pode ser mais difícil neste momento é calcular todos os valores que são variáveis. É quando entra aqueles gastos do supermercado, gasolina e conta de telefone, por exemplo. Isso acontece devido à diferença de valor de um mês para ou outro, muitas vezes pode chegar a assustar. Porém, se você conseguir acompanhar a diferença ao longo do tempo, vai conseguir calcular um gasto médio dessas contas.

Mesmo que você tenha algumas contas que oscilam de mês em mês, é preciso conseguir criar um planejamento financeiro para controlar todo o seu dinheiro sem se perder. Para conseguir fazer isso do jeito certo, é necessário ter o seu orçamento mensal em mãos, mas ele precisa estar muito bem feito. Para que consiga fazer o seu orçamento doméstico precisa saber o quanto gasta por mês com cada um dos itens: suas compras no seu supermercado, o valor que gasta com gasolina, que gasta no transporte público, no telefone, com cafezinho, com a unha, no cabelereiro, com presentes e todo o resto.

Agora que você já conseguiu montar o seu orçamento doméstico e já sabe o quanto gasta por mês deve estar se perguntando: O que vou fazer com isso?

O momento que entra o planejamento financeiro

É o momento que vem a parte mais legal de todas: a capacidade de sonhar. É no planejamento financeiro que você pode colocar todos os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Quando você faz o seu planejamento financeiro consegue projetar todos os seus gastos futuros e incluir até mesmo os seus sonhos nele, como gastos com compras, viagens e muito mais. Lembre-se que não precisa se proibir de nada para consegue se organizar financeiramente. Os gastos são sempre permitidos, mas precisam ser feitos de uma forma bem consciente e que sejam capazes de melhorar ou aumentar a sua qualidade de vida. Os gastos não podem se tornar um tormento, aquela loucura no final do mês quando a fatura chega e não sabe de onde tirar o dinheiro para arcar com todas as contas. Ou seja, é preciso ser consciente quando pensar em usar o seu dinheiro.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados