Não empreste o seu nome

Recomendados

Duas a cada dez pessoas tiveram o nome sujo nos últimos 12 meses por emprestarem seus nomes, esses dados é de um levantamento feito pelo SPC Brasil e pela CNDL em todas as capitais brasileiras.

De acordo com 51% dos entrevistados, a intenção foi ajudar um familiar ou amigo. Já 13% não tiverem coragem de negar o pedido de ajuda. 11% não quiseram magoar a pessoas que pediu seu nome emprestado. 800 consumidores participaram dessa pesquisa, sendo eles ainda inadimplentes ou que estiveram nos últimos 12 meses.

O “Eu não sabia” não te isenta da responsabilidade

Na vida adulta utiliza essa frase não te deixará isenta dos seus problemas financeiros. Ao completar os 18 anos você responde pelos seus atos, inclusive ao emprestar o seu nome para qualquer transação financeira, afinal, você já está apto a realizar todas as movimentações bancárias, até mesmo contrair dívidas. Por isso, a dica de qualquer consultor financeiro é não emprestar o seu nome.

Lembre-se que você não é obrigado a emprestar o seu nome para ninguém. Caso você se sinta constrangido em negar o seu cartão de crédito, o cheque, o empréstimo ou qualquer outra linha de crédito, a dica é não falar para ninguém que possui qualquer um desses serviços.

Caiu na armadilha? Você sabe o que pode fazer?

Independente que tenha chegado nessa situação por falta de responsabilidade de outra pessoa, a dívida estará ativa e você será cobrado por isso de uma forma ou de outra até que a mesma seja quitada. Você correu atrás e mesmo assim a pessoa não arcou com as dívidas? É você que precisa encontrar formas de pagá-la.

A dívida sendo quitada, o que mais importa é aprender com toda a situação. O conselho que todas as pessoas precisam seguir é sempre poupar uma parcela do que você recebe. Mesmo isso sendo simples, muitas pessoas não praticam isso. Lembre-se que não gastar toda a sua renda é fundamental para manter sua saúde financeira sempre no azul.

Experiência própria: Eu conheci uma pessoa que não falava o que tinha disponível quando o assunto era serviços bancários. Quando uma pessoa de sua confiança pedia seu cartão de crédito emprestado, por exemplo, ele só emprestava se ele pudesse cobrir o valor caso a pessoa não pagasse.

Mesmo que isso não seja correto, mas é era uma forma de não se enrolar em dívidas que não é feita por ele. Caso você seja uma pessoa que não consiga negar quando alguém lhe pede algum serviço bancário essa pode ser uma boa estratégia.

Por isso, uma das melhores formas de não se endividar é o investimento. Além de você ter de onde tirar caso se enrole, você também pode optar em emprestar um dinheiro da sua reserva de emergência, mesmo não sendo indicado, do que emprestar o seu nome.

Muitas vezes é difícil negar para uma pessoa que você goste muito, principalmente quando sabe que é urgência, então é preciso ter apenas alguns cuidados para não se enrolar. Emprestar o seu nome é muito complicado e precisa de muito cuidado.

Posts Recentes

Um relacionamento mais humano e emocional entre empresa e colaboradores.

Endomarketing Existem mais de 80 tipos de marketing que funcionam como verdadeiros tentáculos pelo mundo dos negócios visando alcançar...

Artigos Relacionados